Saúde preventiva: O que é e qual sua importância. Infelizmente, boa parte das pessoas só procura um médico ao apresentar algum problema de saúde. Eventualmente, dores, desconfortos e muitos outros sintomas são os pontapés iniciais e a principal motivação para que alguém busque uma consulta com um especialista. Nesse contexto, a saúde preventiva torna-se indispensável para garantir a qualidade de vida da população.
Ao mesmo tempo que focar na prevenção de problemas com a implementação de medidas que viabilizam um estilo de vida mais saudável e adequado, é possível evitar que inúmeras doenças se manifestem.
leia também em https://www.suasaudemedsul.com/2022/02/25/vantagens-de-ser-um-assinante-med-sul/
Mas afinal, o que é saúde preventiva?
Saúde preventiva é o nome dado ao ato de remediar problemas, como doenças, e não necessariamente tratá-los. O seu principal objetivo é evitar que esse tipo de ocorrência surja para que, assim, o paciente tenha mais qualidade de vida e longevidade sem precisar de intervenções terapêuticas.
Então a medicina preventiva é, inclusive, uma especialidade médica voltada para esses cuidados. Outras áreas da saúde também trabalham com esse conceito, como a enfermagem, a fisioterapia, a nutrição, entre outras.
Qual a importância da saúde preventiva?
Além de garantir a qualidade de vida dos pacientes, a medicina preventiva traz benefícios para as gestões de saúde, já que reduz a necessidade dos custos assistenciais e gera resultados extremamente positivos em programas estruturados para a promoção da saúde.
Prevenção de doenças
A primeira grande vantagem desse tipo de atitude é a prevenção de doenças. Muitos problemas podem ser facilmente prevenidos com a execução de atividades físicas frequentes e uma dieta equilibrada e devidamente nutritiva.
Mais longevidade
Além da qualidade de vida, outro benefício da saúde preventiva é a possibilidade de viver muito mais. Com o passar do tempo e o surgimento da prevenção de problemas, a população passou a ter uma expectativa de vida consideravelmente maior.
Qual a importância de incentivar exames preventivos?
Boa parte das doenças graves que afetam as pessoas poderiam ser detectadas em um check-up simples. São alterações em exames de rotina, na maioria das vezes, que nos alertam e mostram que algo mais sério pode estar acontecendo.
Por isso, não podemos deixar para fazer exames apenas quando nos sentimos mal ou quando nossos médicos suspeitam de algum sintoma. Esse ponto é especialmente válido para quem tem histórico familiar de doenças, o que pode significar uma predisposição a algum mal.
Saúde preventiva da mulher
As mulheres podem ter mais atenção com a saúde e ir mais ao médico, mas mesmo assim muitas ainda deixam de realizar exames importantes. O mais conhecido é o Papanicolau, também chamado de “preventivo”. Ele é coletado pelo médico ginecologista no consultório, e deve ser feito anualmente, um ano após o início da vida sexual da mulher. Ele permite identificar o câncer do colo do útero em estágios iniciais, permitindo a cura da doença.
Junto dele está a ultrassom transvaginal, em que uma sonda é utilizada para verificar o útero, as trompas e os ovários. Esse exame ajuda a encontrar miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose.
A principio a mamografia digital é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, com histórico de câncer de mama na família, ou após os 40 anos, sem histórico. O exame é o maior aliado na prevenção a esse tipo de câncer. A ultrassom da mama também é utilizada nesse diagnóstico, e para verificar se há cistos ou nódulos no local.
Além da saúde reprodutiva, exames como de sangue, urina, dosagens hormonais, ultrassons variados e densitometria óssea são essenciais para uma vida mais saudável e sem sustos.
Saúde preventiva do homem
Ainda há alguns tabus que impedem os homens de irem ao médico com a frequência necessária. Muitos não acreditam que precisam fazer prevenção e, por conta dessa teimosia, as doenças graves quase sempre são descobertas tardiamente, o que dificulta tratamento e cura.
Além de exames laboratoriais, outras especialidades médicas precisam ser consultadas com frequência, sendo a principal delas a Urologia. O urologista é o especialista no sistema reprodutor masculino, e é ele quem faz o polêmico exame de toque retal, o exame de próstata. Então, o câncer de próstata pode ser detectado bem no início por esse exame, o que é fundamental para que ele possa ser curado. Além do toque, o PSA, um exame de sangue, também é indicado para monitorar a saúde da próstata.
Sobretudo, homens a partir dos 50 anos devem fazer os exames de próstata anualmente. Se tiver histórico familiar, a prevenção começa aos 45.
Saúde preventiva na 3ª idade
Antes de mais nada, velhice não é sinônimo de doença. Acima de tudo a questão é que estamos tão acostumados a associar essas condições que achamos ser impossível garantir a saúde na terceira idade. Nesse sentido, com os cuidados certos e exames e consultas de rotina, é possível permanecer saudável com o passar dos anos.
Leia mais sobre saúde preventiva em:
https://www.conexasaude.com.br/blog/promocao-e-prevencao-de-saude/